1. Anote o dinheiro que entra e sai da sua conta

O primeiro passo é saber quanto você recebe e quanto gasta. Para isso, você pode usar criar uma planilha e anotar todo o dinheiro que entra e sai da sua conta bancária.

Esse destrinchamento de gastos e recebimentos é uma excelente maneira de ter uma visão completa da sua vida financeira e descobrir onde pode economizar, se necessário.

Uma boa maneira de fazer isso é separando os gastos por categorias, como:

  • moradia;
  • educação;
  • família;
  • alimentação;

2. Faça uma reserva de emergência

Outro passo para ter mais saúde financeira é fazer uma reserva de emergência.

Para isso, você terá que se organizar para poupar uma quantia, preferencialmente fixa, todo mês ou sempre que possível.

A reserva de emergência serve para salvar na hora do imprevisto. Por isso, o ideal é ter uma quantia que consiga cobrir os seus gastos mensais por um período significativo (de 6 meses a 1 ano, se possível).

Dessa maneira, se você precisar se afastar e ficar um tempo sem fonte de renda, ou com gastos maiores do que o previsto, conseguirá pagar as contas sem precisar recorrer a empréstimos.

3. Defina metas

Metas são fundamentais para uma vida financeira de qualidade e, claro, para a realização dos seus objetivos.

Por isso, pense e registre tudo o que você pretende alcançar a curto, médio e longo prazo. Inclua, ainda, tudo o que precisa fazer para atingir as suas metas, como: cortar gastos supérfluos, fazer um trabalho extra para complementar a renda, investir uma porcentagem x dos seus ganhos etc.

Com metas definidas e um passo a passo completo do que precisa fazer, você pode começar a implementar ações práticas e que contribuirão para você chegar onde deseja.

4. Estude sobre o assunto

Se tivéssemos contato com a educação financeira nas escolas desde a infância, seria muito mais fácil falar de dinheiro e cuidar das nossas finanças, não é mesmo?

Mas enquanto essa não é a realidade, pelo menos para a maior parte da população, precisamos buscar conhecimento por conta própria.

Na sua jornada rumo à economia financeira, estude bastante sobre o assunto para conhecer as diversas possibilidades. Leia sobre o tema, escute podcasts, faça cursos, converse com amigos e familiares…

Quanto mais você falar e ouvir sobre dinheiro, mais segurança terá para tomar decisões e criar hábitos financeiros mais saudáveis.

5. Organize a sua rotina financeira

Hoje, usamos aplicativos para praticamente tudo: transporte, pedir comida, conversar com as pessoas, fazer reuniões e até mesmo para relacionamentos! Então por que não aproveitar a tecnologia também na rotina financeira?

Existem muitos apps focados em gestão financeira pessoal, como GuiaBolso, Minhas Finanças e Organizze Finanças.

A vantagem de contar com esses recursos para controlar as finanças é ter espaço para definir metas, separar os gastos por categorias, gerenciar recebimentos e acompanhar diariamente as transações da sua conta bancária.

Seguindo esses passos, você poderá organizar melhor as suas finanças e, assim, conseguir a tão desejada economia financeira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *